(11)

(11)

(11)

Carteira de Moto e Carro

A carteira de moto e carro é uma documentação fundamental para direção de determinados veículos, que pode ser obtida por pessoas que ainda não possuem carta de habilitação. Os estabelecimentos responsáveis por oferecerem essa documentação têm toda a estrutura e materiais de apoio necessários para que os futuros condutores tenham aulas teóricas sobre as leis de trânsito, e veículos para aulas práticas de direção. Por esse motivo, é fundamental encontrar uma autoescola especializada em carteira de moto e carro.

Carteira de moto e carro: entenda como tirar as habilitações simultaneamente

Tirar a carteira de moto e carro é um sonho de muitos jovens e adultos, mas para conseguir isso é necessário passar por alguns processos que tornam o futuro motorista apto, o suficiente para obter a permissão para dirigir com ambas as categorias A e B de veículos.

Saiba mais sobre como tirar a carteira de moto e carro.

Como é o processo para tirar a carteira de moto e carro?

Todo e qualquer veículo exige técnica para dirigir, pede por aulas e uma habilitação específica, pensando em cada categoria utilizada. Sendo assim, as aulas para tirar carteira de moto e carro são necessários dois tipos de aulas práticas e teóricas. Apesar das leis de trânsito serem iguais, as questões técnicas se diferem

Começando pela inscrição: é possível tirar ambas as carteiras de moto e carro simultaneamente. Deve se especificar no ato da inscrição que o futuro motorista está solicitando a permissão para começar as aulas pela CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de Categoria A (veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral) e Categoria B (veículos de 8 lugares). A inscrição e pagamento da primeira taxa deve ser feita presencialmente no DETRAN, CIRETRAN ou CFC (Centro de Formação de Condutores, ou autoescola). No ato será marcado o dia e hora do exame físico e psicotécnico.

Na ficha para os exames físico e psicotécnico deve estar especificado também que a habilitação envolve duas categorias. A boa notícia é que só será feito um exame para certificar a aptidão física e psicológica do candidato, e ele será válido para os próximos passos envolvendo a carteira de moto e carro.

Tendo a permissão médica, começa a fase teórica. O futuro motorista pode realizar as aulas simultaneamente ou concluir uma e começar a próxima para a outra categoria. De toda forma, devem ser realizadas 45 horas/aula sobre teoria das leis e questões do veículo. Ao fim, a taxa da prova teórica deve ser paga (individualmente para cada uma) e o teste deve ser marcado.

Os testes teóricos para ambas têm as mesmas exigências: acertar 21 das 30 perguntas, desta forma atestando que conhece as leis de trânsito e está apto para respeitá-las, o que determina se está pronto(a) para guiar um veículo, entendendo as placas e sinalizações. O resultado da prova pode ser consultado no mesmo dia.

Passando pelas provas teóricas, a taxa para iniciar as aulas práticas deve ser pagas e marcadas. São aulas individuais para carteira de moto e carro, mas ambas pedem obrigatoriamente por 20 horas/aula e pelo menos 1 hora/aula no período noturno, com instrutores de moto e carro. Elas podem ser feitas simultaneamente ou no mesmo ritmo que as aulas teóricas. Essa questão fica a critério do candidato.

As provas práticas são separadas e devem ser marcadas no DETRAN (ou CIRETRAN), o horário e dia são definidos pela Delegacia de Trânsito local. Caso não passe de primeira, os exames práticos podem ser feitos novamente depois de 15 dias, pagando novamente a taxa e remarcando.

Atrelar as CNHs de categoria A e categoria B

Caso o motorista já tenha a CNH categoria A ou B, é possível atrelar a permissão para dirigir junto à essa. Caso sua habilitação seja para carro, provas teóricas podem ser dispensadas e as próximas fases são as práticas envolvendo a moto são:

  • com a CNH de Categoria B válida, o motorista irá à uma Clínica Credenciada e irá pedir a Adição de Categoria na carteira, solicitando também ao Detran para concluir os exames clínicos e oftalmológico. O psicotécnico também ainda estará válido, então não precisa ser repetido;
  • são requeridas somente 15 horas/aulas;
  • o Exame Prático precisa ser realizado pelo Detran;

Para mais informações sobre tirar carteira de moto e carro, fale com a Auto Escola Aeroporto e tire suas dúvidas sobre o processo envolvendo as CNHs de diferentes categorias. Entre em contato através do telefone, WhatsApp, e-mail, formulário disponibilizado pelo site ou visitando nossa unidade em Campo Belo, na cidade de São Paulo.

Entenda como tirar carteira de moto e carro

Com expressivo reconhecimento em seu ramo de atuação, a Autoescola Aeroporto é referência quando se trata da habilitação de novos motoristas.

.