(11)

(11)

(11)

Carteiras de Motorista Tipo B

As carteiras de motorista tipo b são de grande importância, uma vez que esse é o documento emitido pelo departamento de trânsito competente de cada região do país que serve para identificar as pessoas que possuem licença para conduzir um veículo automotor, que o peso bruto não passe dos 3500 kg ou que sua capacidade seja de, no máximo, oito lugares, com exceção do motorista. Dessa forma, as carteiras de motorista tipo b abrangem todos os automóveis convencionais utilizados por famílias e empresas. Além disso, alguns veículos com características especiais se enquadram nessa categoria, entre os quais é possível citar:

  • Automóveis com unidade acoplada;
  • Veículos com reboque;
  • Veículos com semi-reboque ou articulada.

Em caso de pessoas não habilitadas, a emissão das carteiras de motorista tipo b varia de acordo com o cumprimento de algumas etapas obrigatórias, como cadastro no Detran, inscrição na autoescola credenciada, exame médico para avaliação de condições físicas e psicológicas, ao mesmo tempo que o motorista passa pela realização de curso teórico e prático em centro de formação de condutores, com o procedimento sendo finalizado com a aplicação de um exame oficial.

Somente a aprovação na prova teórica assegura o direito do futuro condutor de prosseguir no processo, da mesma forma como sua classificação no exame prático assegura a emissão das carteiras de motorista tipo b provisórios, que possuem validade de 12 meses, período que não permite que o motorista cometa infrações graves ou gravíssimas ou reincidência em duas penalizações de natureza média.

Saiba como emitir carteiras de motorista tipo b

Conte com a alta qualidade dos procedimentos de trânsito que a Autoescola Aeroporto oferece para seus clientes desde 1985.

.